Diariamente, percorro de carro uma distância de 40 Km para chegar até o meu trabalho.
A paisagem não poderia ser mais interessante: verde, arborizada e não é raro ver propriedades com vastos campos de pastagens de gado leiteiro.
É comum ver que ainda são usadas estacas de madeira para fazer cercas para separar as propriedades umas das outras e obviamente da Estrada principal, por onde transitam os veículos para impedir que os animais as ultrapassem.
Outro dia me detive num certo trecho, onde o trabalhador colocava madeira recém cortada, pontuada por metros e metros de arame farpado. Isso teria passado despercebido se não fosse a chegada da estação chuvosa produzir um fenômeno curioso e muito bonito: das estacas começaram a surgir brotos esverdeados, como se tivessem sido plantadas várias pequenas árvores ao longo da estrada.
O interessante é que não ocorreu com todas as estacas, apenas algumas, intercaladas, apresentavam pequenos arbustos, num conjunto fabuloso!
Foi quando comecei a refletir sobre a excelência.
Quantos de nós nos comportamos como verdadeiras estacas, cumprindo “perfeitamente” o nosso papel, em nossas Empresas, nossas casas, nos grupos sociais ou religiosos que freqüentamos não porque queremos, mas porque é conveniente estar ali.
As condições eram iguais para todos os pedaços de madeira.
Quem de nós ousaria, na condição de estaca, florescer e sair do comum?
Pela “amostragem” da cerca... nem todos. Não muitos. É mais fácil reclamar e apontar as vantagens alheias em detrimento da falta de recursos próprios do que tentar ir além.
São poucos os que vão além das expectativas e é exatamente nisso que consiste a Excelência: Fazer algo comum de maneira extraordinária, ultrapassar os limites do esperado, ir além das possibilidades.
Desafio você a sair da condição de estaca, a doar-se um pouco mais nas mínimas ações.
Seja na simples atividade de fazer um café, nos cuidados com sua casa, sua sala, como na realização do seu trabalho.
Agindo desta forma, você estará indo ao encontro de sua natureza, que por essência é a perfeição.
Se uma estaca pode ultrapassar seus limites de ser uma cerca, porque você não pode ir mais longe em tudo o que se propõe a fazer?
Nenhum comentário:
Postar um comentário