Acabei de assitir pela 'enésima' vez o filme, Cartas para Julieta (Letters to Juliet), e devo confessar que cada vez mais me surpreendo. Não sou fã de filmes dublados, prefiro os legendados, mesmo que eu tenha que assitir outras vezes. Já li matérias sobre as versões brasileiras estarem entre as melhores do mundo e não tenho dúvidas de que os dublatores (com T mesmo!) são excelentes. Não basta ter voz. Precisa talento. Mesmo assim ainda prefiro os áudios originais. Sabe a interpretação do ator/atriz que naquele ''momento mágico'' dispensa até a legenda? Pois é... É disso que eu falo.
Voltando ao filme, o mesmo vale a pena pela Fotografia, ilustrando os belos cenários da Itália, a simpaticíssima Verona com sua arquitetura que mais parece uma pintura, os vinhedos e vales da região da Toscana, uma trilha sonora impecável que além de músicas italianas (óbvias!), conta com duas canções de Colbie Caillat cujas letras se encaixam perfeitamente no filme. Confira aqui a trilha sonora.
O roteiro é meio água-com-açúcar, previsível ao extremo, mas é de uma beleza sutil e devastadora, o enredo conta com a bela e talentosa Amanda Seyfried, que também brilhou com a homônima Sophie em Mamma Mia! - O Filme. Embora o elenco masculino tenha sido bem selecionado: Christopher Egan, Gael Garcia Bernal, e até mesmo o charmoso veterano Franco Nero, são as mulheres que efetivamente brilham na película.
Leia a sinopse do Filme: Sophie (Amanda Seyfried) é uma aspirante a escritora e juntamente com noivo Victor (Gael García Bernal), que sonha em ter seu próprio restaurante, viaja para a Itália. Em Verona, onde se passou a história de Romeu e Julieta, local perfeito para uma lua de mel antecipada, Sophie acaba percebendo que seu noivo está mais interessado nos fornecedores para seu restaurante do que nela. Na cidade, descobre uma antiga carta de amor e junta-se a um grupo de voluntárias que responde estas missivas amorosas. Para sua surpresa, a remetente Claire Smith (Vanessa Redgrave) ouve o conselho dado na resposta e vai procurar Lorenzo por quem se apaixonou na juventude. Mas existem muitos italianos com o mesmo nome e Sophie mostra interesse em ajudá-la na tarefa, desagradando o neto Charlie (Christopher Egan) que já tinha reprovado essa louca aventura da avó viúva.
****
Num dos pontos altos do Filme, segue a resposta de "Julieta" para Claire:
"E" e "Se" são duas palavras tão inofensivas quanto qualquer palavra, mas coloque-as juntas lado a lado, e elas tem o poder de assombra-lá pelo resto da sua vida. "E se".. E se? E se? Não sei como sua história acabou. Mas sei o que você sentia na época era amor verdadeiro então nunca é tarde demais. Se era verdadeiro então, porque não o seria agora? Voce só precisa ter coragem para seguir seu coração. Não sei como é sentir amor como o de Julieta, um amor capaz de abandonar entes queridos, um amor capaz de cruzar oceanos. Mas gosto de pensar que, se um dia sentisse, eu teria coragem de agarra-lo. E Claire se voce não o fez, espero que um dia faça.
Com todo meu amor.
Julieta.Precisa dizer mais alguma coisa?
Nenhum comentário:
Postar um comentário